Sistema digital reduz tempo de atendimentos de zeladoria
Matheus Fonseca —
29/03/21 15:31

O uso de sistemas digitais e serviços de zeladoria tem garantido a diminuição do tempo de respostas às solicitações do cidadão. Desde 2017, os serviços de zeladoria passaram a ser integrados pelo Sistema de Gerenciamento da Zeladoria (SGZ), que já soma mais de 720 mil ordens de serviços atendidas – que podem somar mais de uma solicitação do mesmo serviço. 

Solução tecnológica desenvolvida pela Prodam desenvolvida para a Secretaria das Subprefeituras, a plataforma SGZ monitora todas as ações de zeladoria, como poda de árvores, tapa-buraco e limpeza de córregos. Com a tecnologia, a gestão municipal teve acesso a um mapeamento único da cidade, que conta com 17 mil km de vias. 

E como resultado, a agilização no atendimento às demandas de zeladoria pela população. O tempo de resposta, por exemplo, ao cidadão que solicita o tapa-buraco caiu de 121 dias para 25, em média, 80% de redução. Desde 2017, mais de 820 mil buracos foram tapados pelas equipes das Subprefeituras. Os critérios para a qualidade do serviço incluem desde a produção da massa asfáltica, até a medida do requadro da área que será recomposta. 

O manejo arbóreo, que inclui poda e remoção, reduziu em 89% o tempo de atendimento aos serviços solicitados pelo cidadão pelo SP156, partindo de 507 dias para 54, em média. Entre 2017 e 2021, as Subprefeituras realizaram mais de 502 mil podas de árvores e 55 mil remoções. 

Todos os serviços em árvores são atestados por engenheiros agrônomos públicos e contratados, para garantir que a saúde e estabilidade do exemplar sejam preservados. Para árvores em contato com a rede elétrica, a SMSUB possui um convênio com a Enel SP, com o mesmo objetivo. 

Com o SGZ, além de proporcionar eficiência e controle com o fluxo de informações, a análise unificada da cidade permite que a Prefeitura identifique as reais necessidades de cada região e o tipo de serviço que deverá ser realizado, possibilitando o planejamento das ações de zeladoria em toda a capital. 

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana