Sistemas digitais modernizam serviços de zeladoria
05/01/21 17:55

Nova filosofia de gestão é baseada em resultados, qualidade e produtividade

A Prefeitura de São Paulo investiu no desenvolvimento de sistemas digitais para aperfeiçoar os processos administrativos, acompanhar os serviços executados, garantir transparência e dar prioridade ao atendimento das solicitações do cidadão.

Por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, com o apoio e parceria da Prodam, o uso de tecnologia foi aplicado em áreas como zeladoria, fiscalização e comércio ambulante. Esse investimento, que inclui sistemas de monitoramento do pavimento e de redes de infraestrutura, piscinões e túneis, possibilitou à administração a aplicação melhor dos recursos e a desburocratização de serviços importantes para o funcionamento da cidade.

Sistema de Gerenciamento da Zeladoria

Desde 2018, todo o serviço de zeladoria que acontece na cidade é mapeado pelo SGZ. O sistema, desenvolvido pela Prodam para a Subprefeituras, tem o objetivo de monitorar as ações realizadas pelas subprefeituras de forma integrada, como tapa-buraco, poda e remoção de árvore, limpeza de córrego etc.

É possível realizar o mapeamento das demandas solicitadas pelo SP156 e ter controle sobre o que foi executado. Além disso, a plataforma dispõe da quantidade e monitoramento de equipes, identificação dos problemas com maior incidência e informações sobre contratos e orçamentos, tudo em um ambiente único e integrado.

Até o momento, foram atendidas mais de 677 mil ordens de serviço pela plataforma, o que significa uma ou mais solicitações do mesmo tipo agrupadas resolvidas.

Tô Legal!

O Tô Legal!, desenvolvido pela Prodam para a Subprefeituras, busca levar dignidade e segurança para quem deseja trabalhar nas ruas, dentro da legalidade. O sistema online fornece autorização temporária para o comerciante e permite que ele atue em diversos pontos da cidade por um período de, no máximo, 90 dias. Este documento é inédito em São Paulo.

Além disso, TPUs para valet; mesas, cadeiras e toldos; bicicletas compartilhadas e patinetes elétricos compartilhados podem ser solicitados e aprovados pela plataforma, sem a necessidade de o munícipe se dirigir a uma subprefeitura. No momento, esta função está suspensa temporariamente devido à quarentena pelo coronavírus.

O sistema, lançado em julho de 2019, mudou a forma com que a Prefeitura de São Paulo atua na presença dos vendedores de rua. Todos os comerciantes cadastrados são georreferenciados e acompanhados pela administração pública e, pelo Tô Legal!, é possível conter informações como localização, tipo do comércio e vigência da autorização. Até o momento, a site recebeu mais de 22 milhões de páginas visitadas e foram emitidas cerca de 18 mil autorizações.

Sistema de Gerenciamento da Fiscalização

O SGF, uma solução Prodam para a Subprefeituras, foi criado com o intuito de otimizar os processos de fiscalização da capital. Durante a ação, é possível que o agente fiscal pesquise a legislação aplicável, o valor da multa, armazene os dados e torne o auto de multa durante a vistoria, sem precisar ir até a subprefeitura, como era feito anteriormente.

O acesso é feito por meio de tablets, que substituíram o uso de papeis e garantiram mais autonomia e agilidade ao trabalho. Essa atualização, disponibilizada em 2016, gera uma economia processual e material, deixando de utilizar em torno de 8,5 toneladas de papel por ano.

O SGF também permite que os agentes gerenciem as próximas ações fiscais criando comandos de fiscalizações, uma vez que as denúncias são encaminhadas aos responsáveis pela região automaticamente. Por meio de georreferenciamento, o sistema sinaliza locais que já possuem ação fiscal, evitando autos em duplicidade. Com o sistema, o processo tornou-se mais ágil e assertivo.

Geoinfra

Em 2019, a SMSUB lançou o GeoInfra, sistema hospedado na Prodam que automatiza autorizações de obras para concessionárias e consolida as informações das redes de infraestrutura da cidade. Por meio dele, é possível ter, pela primeira vez, a localização exata da intervenção e o responsável pelo serviço, além de oferecer mais agilidade e segurança em obras e serviços na via pública.

Antes do sistema, as autorizações eram feitas em papel e não havia controle sobre as obras que estavam ocorrendo, algumas aconteciam até sem permissão do órgão público. Com o GeoInfra, a fiscalização se tornou mais efetiva e processos que demoravam 180 dias para ser liberados, hoje são concluídos em 20 dias. Mais de 25 mil autorizações foram emitidas pelo sistema desde o seu lançamento. Como característica da atual gestão, a plataforma digitaliza processos burocráticos e promove modernidade e aumento de produtividade.

Geovista

Pela primeira vez, a Prefeitura possui o mapeamento das condições do pavimento da cidade. Por meio do Geovista, a administração analisa a qualidade e conforto das vias, que são inspecionadas por dispositivos acoplados a veículos, capazes de verificar as condições do asfalto e localizar possíveis irregularidades.

Isso permite que a gestão faça um acompanhamento das ruas e avenidas e identifique mudanças que ocorreram com o passar do tempo. Os logradouros em más condições são avaliados pelo Pavscan, equipamento que identifica por meio de scanner o serviço que deverá ser realizado de acordo com o grau do desgaste da via. Se necessário, ainda, o pavimento é avaliado pelo FWD, ferramenta responsável por identificar a necessidade de reparos profundos.

Esse acompanhamento inédito permite que as vias recebam um recapeamento exclusivo, gerando um investimento mais eficaz, economia financeira e de material, e mais qualidade. São Paulo possui cerca de 17 mil km de vias e, até o momento, 81% já foram monitoradas pelo Geovista, o que corresponde a 14 mil km, aproximadamente.

Sistema de Telemetria e Telemonitoramento de piscinões e Túneis

Um sistema inédito de telemetria e telemonitoramento foi instalado em 23 piscinões e oito túneis da cidade, em 2020. A rede centraliza o acompanhamento de chuvas, drenagem e operação dos reservatórios, por meio de sensores.

Desta forma, é possível acompanhar à distância o nível e vazão da água, e o funcionamento das motobombas (responsáveis pelo escoamento) e viabilizar ações emergenciais, como limpeza e reparos de equipamentos de drenagem. 

Além disso, o sistema emite alertas em caso de queda de energia, obstrução e falha mecânica. No caso dos túneis, é possível, também, monitorar o nível de CO² acumulado e acelerar ou reduzir os ventiladores que fazem o ar circular.

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