Solução Prodam possibilita monitoramento em tempo real das vagas de acolhimento
19/04/24 10:27

A cidade de São Paulo conta com uma central para monitoramento em tempo real das vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua. Trata-se da Central de Vagas, polo exclusivo localizado na Vila Clementino (Avenida José Maria Whitaker, 290), zona sul da capital, que dispõe de uma sala de situação para acompanhar o trabalho dos agentes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Projeto de governo que a Prodam vem atuando desde maio de 2021, a solução desenvolvida para a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e utilizada na operação da Central de Vagas é uma evolução do sistema Sisa (sistema de informação do atendimento aos usuários). A solução possibilita que os técnicos encontrem vagas detalhadas, parametrizadas e monitorem o encaminhamento on-line.

Conforme explica Cláudio Martins, gerente de Desenvolvimento e Operações (GDO-5), e que lidera a equipe responsável pelo sistema, a solução Sisa – Central de Vagas torna ágil todo o processo de solicitação, busca de vagas e encaminhamento do cidadão ao serviço de acolhimento, de forma centralizada e transparente, permitindo melhor visibilidade das características da rede e ocupação das vagas, bem como rapidez no processo de encaminhamento.



A partir modernização do sistema, é possível consultar em tempo real a identificação dos ambientes, dos leitos e as características das vagas, disponibilização de dados para painel de monitoramento da SMADS, gerenciamento da lista de espera e melhorias na experiência do usuário. Além disso, os órgãos solicitantes - tanto no âmbito do poder municipal (como SEAS, CRAS, CREAS e Conselho Tutelar), como do estadual (Fundação Casa) e do judiciário - passam a realizar as solicitações de vagas por meio da aplicação Formulário Eletrônico, também desenvolvida dentro do escopo do projeto Central de Vagas.

“Até a criação da Central de Vagas, cada serviço de acolhimento fazia a gestão da ocupação das próprias vagas, o cidadão poderia não encontrar acolhimento se não houvesse compatibilidade entre suas necessidades e as características dos serviços de acolhimento da região da cidade em que estivesse no momento”, observa Cláudio.

Desde 2021, com a gestão centralizada da Central de Vagas, foram realizados aproximadamente 98.659 encaminhamentos, sendo que desde a implantação do Formulário Eletrônico, já foram realizadas aproximadamente 140.297 solicitações de vagas por meio da aplicação.

Atualmente, os serviços de acolhimento que integram o projeto Sisa - Central de Vagas disponibilizam 13.940 vagas identificadas, ou seja, de acordo com o perfil do público-alvo definido pela SMADS.
 

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana