Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
A implementação de tecnologias pela Prefeitura tem agilizado o atendimento de serviços de zeladoria na capital paulista. O serviço de tapa-buracos, uma das principais demandas, é um exemplo da diminuição do tempo de resposta às solicitações do cidadão proporcionado pelo uso da tecnologia, já que em março de 2019, havia cerca de 38 mil solicitações do serviço, hoje são 1.118, uma queda de 97%.
Até 2017, toda a zeladoria da capital era tratada de forma particular por cada uma das 32 subprefeituras, não havia padronização e monitoramento efetivo dos serviços. A partir da implantação do Sistema de Gerenciamento da Zeladoria (SGZ), solução tecnológica desenvolvida pela Prodam para a Secretaria das Subprefeituras, a gestão municipal teve acesso, pela primeira vez, a um mapeamento único da cidade, que conta com 17 mil km de vias.
Todos os serviços de zeladoria como poda de árvores, tapa-buraco e limpeza de córregos, passaram a ser integrados pela plataforma, em um mapa georreferenciado e com monitoramento em tempo real da execução dos serviços. Após a implantação do sistema pioneiro na cidade, com medições e quantitativos executados, foi possível comparar a quantidade de equipes com as demandas reais, trazendo eficiência também no gasto público. Em abril de 2017, havia cerca de 250.000 solicitações em estoque, hoje são 12.922, uma queda de 95%.
As solicitações dos serviços de zeladoria devem ser feitas por meio do canal oficial da Prefeitura: pelo Portal 156, no aplicativo SP156 e via central de atendimento telefônico, no número 156.
Qualidade ao serviço
Para dar qualidade e durabilidade ao serviço de tapa-buracos, a Secretaria das Subprefeituras contratou a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), da Escola Politécnica da USP, para a elaboração de um manual com especificações técnicas para operação dos trabalhos na cidade. Além disso, a secretaria investiu em equipamentos mais modernos, como o caminhão térmico, capaz de manter a temperatura adequada da massa asfáltica.