Transformação digital com cidadão no centro da estratégia
Isabel Paiva —
16/03/23 18:52

Alta liderança, executivos e gestores da Prefeitura participaram de imersão com líderes internacionais do tema com a AWS

Transformação digital é o processo que o setor público aplica para integrar tecnologias digitais em todas as áreas do governo, modificando fundamentalmente a maneira como agrega valor aos cidadãos. Com as pessoas no foco da decisão e da estratégia, a Prefeitura de São Paulo reuniu a alta gestão, executivo, dirigentes, coordenadores e gestores para uma imersão no tema.

O programa educacional em transformação digital para setor público foi realizado pela Secretaria Municipal de Gestão (Seges), com Escola Municipal de Administração Pública (EMASP) e Amazon Web Services (AWS). Contou com apoio institucional do centro de inovação e tecnologia da Prodam-SP, INSPIRA<SAMPA>.

Liam Maxwell, ex-CTO (Chief Technology Officer) do Reino Unido e Diretor de Transformação Digital Governamental da AWS, falou sobre a obsessão que governos precisam ter pela necessidade do cidadão. “What is the user need?” (O que o usuário precisa?). Governo digital não é comprar mais tecnologia, não é apenas investir em mais tecnologia, é investir com um olhar voltado para o cidadão. Se você oferece às pessoas a capacidade de usar sua tecnologia, será mais barato para você, eles ficarão mais rápidos e a experiência do usuário será muito melhor”, explicou.

Já Mária Inés Báque, ex-secretária de governo digital e inovação tecnológica da Argentina, atual líder de Transformação Governamental para América Latina, Canadá e Caribe da AWS, fez um workshop sobre design centrado no usuário. “Serviço tem que ser para todos, este é o grande desafio, de ser supersimples. A missão que temos à frente, não importa o grau de maturidade, é que em matéria digital os cidadãos estão esperando cada vez mais dos governos”, abordou.

Case Internacional, Roger Gonzale Perez, subdiretor de tecnologia digital da Prefeitura de Santiago de Cali, na Colômbia, falou sobre cybersegurança. Contou como atuaram na invasão do grupo Anonymous em 2011. Na época o grupo de hackers internacionais derrubou por mais de oito horas as páginas do governo colombiano. Também apresentou o projeto Cali Inteligente. “A tecnologia é eixo central na nossa tomada de decisão e pela atenção ao cidadão, utilizando o uso maciço de análise de dados por meio da big data”, explicou.

São Paulo está alinhada com tendência global

Os painéis do GovExecEd e do DigiGov estão alinhados com a estratégia de transformação digital da Prefeitura de São Paulo. De acordo com a idealizadora do programa, secretária municipal de Gestão, Marcela Arruda, a orientação é “que toda tecnologia, toda digitalização, toda transformação digital, seja pensada para o usuário. Principalmente, e mais importante, que priorizemos a inclusão digital e melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

O presidente da Prodam-SP, Johann Dantas, destacou que a empresa está preparada e atuando em sinergia com a estratégia. “O time tem paixão por tecnologia e por pessoas. Já atuamos no mercado de govtech há mais de 50 anos pensando no cidadão e na população. Nos últimos dois anos fechamos parcerias e acordos operacionais estratégicos para impulsionar a transformação digital da cidade. Trouxemos os grandes fabricantes e as big techs para o portfólio de soluções da companhia e, assim, vamos avançar junto com a cidade”, concluiu.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana