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A operação de transferência dos equipamentos do Data Center da PRODAM foi concluída com sucesso e em tempo recorde no feriado prolongado de 12 de outubro. Mais de 350 equipamentos foram deslocados em cerca de quatro dias. A partir das 13 horas de domingo, todos os sistemas da Prefeitura já estavam rodando na sede da Água Branca, sem que nenhum deles parasse durante o processo.
A transferência do Data Center sempre foi um "bicho de sete cabeças" quando a saída da organização do Parque do Ibirapuera entrava na pauta. Algumas administrações pensaram em transferir a companhia de lugar, mas voltaram atrás em razão dos custos, dificuldades e riscos que encontrariam durante o deslocamento das máquinas que dão sustentabilidade a todo o processamento de dados da Prefeitura.
A atual gestão resolveu aceitar o desafio e comprovou ser possível realizar a mudança sem nenhum contratempo. Mais de 100 pessoas das mais variadas áreas da organização estiveram envolvidas, desde o início do plano, há cerca de cinco meses.
Segundo o gerente do projeto José Roberto da Silveira (GIP/ DIE), a transferência desses equipamentos estava prevista para ser feita em dez semanas. Devido à realização da "Mostra Paralela de Arte" no Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira, a operação foi antecipada. "Tivemos de acelerar as ações para concluir o projeto num tempo que parecia inviável. Cumprimos o prometido com transparência e o mais importante, sem oferecer nenhum risco aos nossos Clientes".
Além do trabalho dos profissionais da PRODAM, a megaoperação de logística criada para levar o Data Center à Água Branca teve direito a rastreamento por satélite e pessoal especializado em transporte de circuitos.
E mais... Caminhões cujos motoristas não tinham acesso às suas carrocerias foram responsáveis pela transferência de equipamentos como o mainframe IBM Z800-002 e seu disco de storage assim como de um robô, também com seu respectivo storage.
A Guarda Civil Metropolitana também foi acionada, já que a operação envolveu informações relacionadas ao banco de dados de toda a Prefeitura. O processo também incluiu o aluguel de equipamentos idênticos àqueles utilizados pela PRODAM (mainframe IBM Z800-002 mais um disco de storage, e um robô, também com seu storage). Estas máquinas foram responsáveis pela contingência (permanência no ar) de dados durante todo o deslocamento.
Além da questão logística, a mudança do Data Center contemplou uma estratégia, que se mostrou eficaz: o transporte de servidores foi definido a partir da prioridade dos grandes serviços realizados pela empresa. Assim, serviços de grande utilização como a Central de Atendimento 156, Nota Fiscal Eletrônica, Serviços de Internet e Banco do Cidadão, entre outros, foram priorizados e tiveram seus equipamentos "duplicados" durante a migração para - caso necessário - evitar qualquer pane ou queda do sistema.
"A contingência alcançada fez com que nossos Clientes nem percebessem o porte da operação que realizamos. Este é o grande sinal de sucesso para nós. No caso da Nota Fiscal Eletrônica, por exemplo, mantivemos o serviço funcionando, pois ele é essencial para a Prefeitura", comemora Luiz Carlos Stucchi, gerente de Produção.