Uso inteligente de dados para transformar a sociedade
Isabel Paiva —
09/03/21 11:20

O olhar de futuro, pensando a Prodam 2030 deu o tom para a conversa na tarde de quinta-feira (5), com a participação do cientista de dados Ricardo Cappra, que a convite da Prodam trouxe para a discussão a importância do uso inteligente dos dados, seu impacto nos negócios e na transformação da sociedade. E no caso da Prodam, o papel da cultura analítica para se antecipar às demandas do cidadão.

“Cultura analítica não é sobre tecnologia. A tecnologia ajuda, acelera e dá ferramentas para a análise. O pensamento analítico tem a ver com as pessoas tomando decisões olhando para dados, e gerando valor”, disse Cappra.

De acordo com o cientista, é necessário disseminar a cultura analítica por meio da ciência de dados. Ciência que permite que uma empresa passe a tomar a decisões orientadas por dados – e não apenas inspiradas por eles.

Cappra chamou a atenção para o momento em que vivemos: de intoxicação do excesso de informações. “O mais importante nesta jornada é transformar o dado numa informação que gera o insight, uma solução”, afirmou.

Como transformar esse ‘monte’ de dados em soluções melhores para a tomada de decisão? Por meio de métodos e modelos definidos para as análises e que possibilite a todos na organização, a olhar para os números antes de definir as estratégias de negócios. Isso ajuda a reduzir a subjetividade na interpretação das informações e os prejuízos que possam causar. 

A apresentação faz parte do ciclo de palestras que a Prodam vem promovendo para aprofundamento sobre o tema.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana