Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
A campanha de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, contra a Covid-19 e outras doenças segue na cidade de São Paulo. O serviço ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas das 7h às 19h.
A imunização contra a Covid-19 segue disponível para toda a população a partir dos seis meses. Para a primeira dose de reforço, estão elegíveis crianças a partir dos três anos, adolescentes e adultos que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses. Estão aptos a tomar a segunda dose de reforço todos os cidadãos acima de 18 anos de idade que receberam a dose anterior há pelo menos quatro meses.
A vacina bivalente - versão mais potente do imunizante contra o coronavírus - é recomendada para as pessoas com mais de 18 anos, que completaram o esquema básico de vacinação ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida. Até esta terça-feira (18), foram aplicadas 2.679.836 doses do imunizante.
Já a vacinação contra o vírus influenza teve início no dia 10 de abril a grupos elegíveis e, desde o dia 15 de maio, está aberta para toda a população a partir dos seis meses de idade. Até 14 de julho, 3.213.860 doses do imunizante foram aplicadas.
As unidades de saúde também realizam multivacinação e atualização de carteirinhas, conforme calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde (MS). Estão disponíveis imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.
Desde o início de junho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza também a vacina VPC13 (pneumo 13) para pessoas com idade acima de 60 anos. A vacina previne contra várias enfermidades provocadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e infecções generalizadas.
Busque pela UBS mais próxima
A população pode consultar a unidade de saúde mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde. Solução Prodam desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, a ferramenta traz todos os serviços de saúde municipal.