Vacinação na cidade de São Paulo
Isabel Paiva —
14/04/21 14:45

A vacinação contra o vírus Influenza (gripe) teve início nesta segunda-feira (12). A expectativa da Prefeitura de São Paulo é vacinar quase 5 milhões de paulistanos até 9 de julho, data prevista para o término da campanha.

A vacinação, que será realizada em uma rede de postos montados em escolas e estabelecimentos de ensino de todo o município, para evitar conflitos com a imunização da Covid-19, será dividida em três fases e grupos prioritários. Acesse os endereços aqui.

A primeira fase, iniciada no dia 12, é direcionada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (período pós-parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

A partir de 11 de maio, serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais e os professores das escolas públicas e privadas.

Em 9 de junho, será a vez de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbano e de longo curso), caminhoneiros, portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

É importante observar que pessoas com Covid-19 ou que tiveram alta da infecção há menos de 28 dias, bem como quem tomou a vacina contra a Covid-19 há menos de 14 dias ou tem a segunda dose agendada em menos de 14 dias, não poderão tomar a vacina contra a Influenza, devendo aguardar um intervalo maior.

Imunização contra a Covid-19

Desde o dia 12, acontece também a imunização contra a Covid-19 para o grupo de idosos com idade de 67 anos (público estimado em mais de 96 mil pessoas), profissionais da Educação com mais de 47 anos e da Saúde, acima de 50 anos. Vale lembrar, que a população tem à sua disposição o Busca Saúde, solução Prodam que possibilita a localização de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da pessoa.

Até o dia 13 de abril, o município de São Paulo já havia aplicado 2.312.409 doses, sendo 1.592.879 com a primeira e 719.530 com a segunda dose.

A Secretaria Municipal da Saúde recomenda que os idosos busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos da capital e preenchendo o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar em até 90% o tempo de atendimento para imunização.

Serviço:

468 Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Horário: de segunda a sexta, das 7h às 19h. Os endereços das unidades podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde

UBSs com sistema drive-thru

Horário: 8h às 17h

Acesse os endereços aqui. Obs.: Drives-thrus desativados temporariamente

AMAs/UBSs Integradas

Horário: 7h às 19h, inclusive aos sábados.

Acesse os endereços aqui

17 SAEs

Acesse os endereços aqui

Três centros-escolas

Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h

  1. Centro-Escola Barra Funda - Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283, Bom Retiro
  2. Centro-Escola Geraldo de Paula Souza - Av. Dr. Arnaldo, 925, Sumaré
  3. Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Av. Vital Brasil, 1.490, Butantã

Informações também podem ser obtidas acessando o link Vacina Sampa.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana