Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
Ações de acolhimento contam com soluções Prodam
Desde 30 abril, quando teve início a Operação Baixas Temperaturas, já foram acolhidas mais de 600 mil pessoas em situação de rua. As abordagens são intensificadas quando as temperaturas atingem 13º ou menos. No período também foram distribuídos 42 mil cobertores pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS).
Para apoio, planejamento e gerenciamento das ações de acolhimento, a operação conta com soluções Prodam desenvolvidas para a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social como o SISRUA e o SISA.
Sistema de informação da situação de rua, o SISRUA permite o controle das abordagens e cadastro dos cidadãos em vulnerabilidade. O SISA, solução que vem sendo aprimorada pela Prodam, faz a gestão das vagas disponíveis nos Centros de Acolhida da cidade para onde são direcionadas essas pessoas. A tecnologia em uso possibilita que os técnicos da secretaria, em tempo real, encontrem vagas detalhadas, parametrizadas e monitorem o encaminhamento on-line dessa população vulnerável.
Atualmente, a rede socioassistencial conta com mais de 18 mil vagas de acolhimento. Para a Operação Baixas Temperaturas 2022, somente nos primeiros meses, 1.810 novas vagas já foram entregues. Além disso, ainda no período de inverno, estão previstas a criação de 250 vagas em novos Centros de Acolhidas localizados em Perus, Guaianases e Santana.
Operação, que segue até o dia 30 de setembro, conta também tendas instaladas nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e central para apoio às pessoas em situação de rua. Implementados em 17 de maio, os serviços funcionam das 18h às 0h e, juntos, já distribuíram 155.628 refeições (sopas e bebidas quentes, além de água) e foram aplicadas 2.481 vacinas (Covid-19 e Influenza).
Abordagem Social
A população em geral pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita).
O serviço funciona 24 horas por dia e o pedido pode ser anônimo. Entretanto, é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está com número aproximado, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.