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Em menos de quatro dias, a Prodam viabilizou o início da operação do Hospital Municipal Brigadeiro, na região central da capital, inaugurado pela Prefeitura na quinta-feira (11). A iniciativa contou com o empenho e o comprometimento das equipes da Gerência de Desenvolvimento e Operações – Saúde (GDS), da Gerência de Engenharia de Sistemas (GAE) e da Infraestrutura, que em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, implantou o sistema SGH (Sistema de Gestão Hospitalar), com o novo módulo Urgência e Emergência, para atendimento exclusivo de pacientes diagnosticados com o coronavírus.
Trata-se de um módulo de atendimento de pacientes (com ou sem risco de vida) que necessitam de cuidados no pronto-socorro dos hospitais e de atendimento imediato. Integra ainda este módulo, a identificação rápida do paciente, classificação de risco, cadastro do paciente e atendimento assistencial.
Desde o início da pandemia a Prefeitura de São Paulo tem garantido que nenhum paciente fique desassistido, seja em suas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em um dos 25 Hospitais Municipais - sete deles, inclusive, abertos durante a pandemia (Brasilândia, Bela Vista, Parelheiros, Guarapiranga, Capela do Socorro, Santo Amaro, Sorocabana, além da construção do anexo hospitalar no Hospital Municipal do M' Boi Mirim e dois hospitais municipais de campanha), além do estádio do Pacaembu e do Anhembi. A soma desses esforços resultou na ampliação de leitos (somente de UTI, a cidade passou de 507 para 1.328 no auge da pandemia).
“Estamos com a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 variando entre 60% e 65%, dependendo do dia. E desde o início da pandemia temos feito valer a premissa de não deixar ninguém sem tratamento na cidade de São Paulo. Neste caso, trata-se de um hospital que ficará para a cidade. Depois da pandemia, esses 110 leitos se agregam à rede municipal e passam a atender também a regulação do município”, justificou o prefeito Bruno Covas durante a inauguração do Hospital Brigadeiro.
Sobre o SGH
O Sistema de Gestão Hospitalar (SGH) é um sistema de última geração que traz todos os benefícios de gestão e atendimento assistencial e administrativo necessário ao hospital. O sistema – internalizado pela Prodam em 2014 e implantado em 13 hospitais - é modular (pacientes, internação, ambulatório, pronto-socorro, centro cirúrgico, prescrição médica e enfermagem, kanban e painel de indicadores (BI)) e vai evoluindo com a implantação de novos módulos no decorrer do tempo.
É o que ocorre com o módulo Urgência e Emergência que estava em fase final das adequações pela Prodam, quando surgiu a demanda para o Hospital Brigadeiro. “Ter este módulo pronto para implantação imediata nos hospitais, principalmente em uma época de pandemia em que a informatização é tão importante para a rapidez no atendimento, é motivo de muito orgulho para a Prodam”, ressalta Cida Nobuko, gerente da GDS.