Parceria entre Prodam e Inteli desenvolve tecnologia para monitorar qualidade do ar
25/04/24 13:27

Ferramenta capta e processa dados para auxiliar na gestão ambiental de cidades

Com o intuito de desenvolver soluções tecnológicas para cidades inteligentes na degradação do meio ambiente e a consequente ameaça à qualidade de vida dos cidadãos, 40 graduandos do curso de Engenharia de Computação do Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança) se dividiram em cinco grupos e durante dez semanas elaboraram diferentes projetos para demanda apresentada pelo Inspira Sampa, hub de inovação da Prodam.

O desafio proposto consistia em criar uma tecnologia IoT (internet das coisas) responsável pela recepção de dados ambientais emitidos a partir de sensores distribuídos pela cidade de São Paulo e apresentados posteriormente em um dashboard.

Durante o tempo de elaboração do projeto, os alunos foram mentoreados por dois professores especialistas do Inteli e Ricardo Abinader, coordenador da equipe de pesquisa e novas tecnologias do centro de tecnologia e inovação da Prodam, André Quintino, analista de TI da equipe de Abinader, e Mauricio Ferreira, técnico de redes da equipe de telecomunicação Prodam, nas áreas de negócios e software, arquitetura e tecnologia, e hardware, respectivamente. Adriana Cristina e Anayara de Azevedo, do Inspira Sampa, também deram suporte externo à equipe (imagem do grupo abaixo).



Foram cinco protótipos apresentados pelos alunos do Inteli, que implementaram diversas abordagens para uma ferramenta capaz de receber dados de uma rede abrangente e heterogênea de sensores, permitindo monitorar de maneira contínua e eficiente diversos aspectos ambientais, começando pela qualidade do ar, e expandindo para incluir o ruído urbano, radiação solar, luminosidade, umidade do solo e gestão de resíduos. A ideia do projeto é, a partir desses dados, fornecer insights valiosos para que gestores urbanos, pesquisadores e cidadãos possam tomar decisões mais assertivas e promover políticas públicas mais eficazes para enfrentar desafios ambientais, bem como servir como base para modelos preditivos.

No Inteli, os alunos utilizaram simuladores carregados com um grande número de dados (como se a cidade de São Paulo já estivesse cheia de sensores) para aferir a capacidade do sistema de trabalha com grandes cargas, agora o projeto será trazido para a realidade. De acordo com Abinader, a Prodam substituirá os simuladores por sensores reais, os posicionará em alguns pontos da cidade, fará os ajustes necessários, e os resultados serão expostos em um ambiente de demonstração no Inspira Sampa, no sexto andar da Prodam, onde ficará disponível para clientes que visitarem a sede da empresa.

“É crucial acelerar o processo de incorporação de novas tecnologias, como IoT, através de parcerias estratégicas. Essas parcerias não apenas fornecem recursos e conhecimentos especializados, mas também possibilitam uma colaboração mais ampla e eficaz entre diferentes partes interessadas. Quanto ao projeto em si, reconhecemos a importância de soluções como essa. A implementação de tecnologias como IoT pode ter um impacto substancial na resolução desses problemas. Por exemplo, ao prever áreas de alagamento e monitorar a qualidade do ar, podemos tomar medidas proativas para proteger a saúde pública e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, diz Abinader satisfeito com a parceria.


Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana