Parceria Prodam e Akamai amplia segurança cibernética
Isabel Paiva —
05/07/23 15:10

A quantidade de ataques cibernéticos no mundo tem aumentado exponencialmente, e no Brasil, os governos estão entre os principais alvos dos cibercriminosos. Para mitigar esses ataques e garantir ainda mais segurança e um alto nível de seus serviços, a Prodam, empresa de tecnologia da Prefeitura de São Paulo, iniciou parceria com a Akamai, líder de mercado em cibersegurança.

“Com um histórico comprovado e conhecida por lidar com altos volumes de tráfegos de DNS, a Akamai oferece uma estrutura efetiva de proteção e segurança para evitar ataques cibernéticos de negação de serviço aos servidores DNS, assegurando que os serviços permaneçam sempre disponíveis e evitando qualquer interrupção. O DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínio) é responsável por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que acessamos nos navegadores de Internet. 

O projeto de migração do DNS da Prodam para a empresa Akamai teve início no começo de maio e com conclusão prevista para final de junho.  “A importância desta parceria está em aumentar o nível de segurança e disponibilidade do serviço oferecido pela Prodam, ou seja, incluir uma camada adicional de proteção para mitigar possíveis ataques de negação de serviço que possam surgir no futuro”, diz Renato Beltramo, coordenador da equipe de Ambiente Operacional, da Gerência de Infraestrutura (GIN), da Prodam.

Mas afinal, o que são ataques de negação de serviço (DoS)? “É um tipo de ataque cibernético em que um ator malicioso (cracker) tem como objetivo tornar um computador ou outro dispositivo indisponível para os usuários a que se destinam, interrompendo o funcionamento normal do dispositivo ou serviço”, explica Jose Eduardo Alves de Castro, da GIN.

De acordo com o profissional, esse tipo de ataque ocorre geralmente de duas formas: forçando o sistema vítima a reinicializar ou consumir todos os recursos (como memória ou processamento, por exemplo) de forma que ele não possa mais fornecer seu serviço; ou obstruindo a mídia de comunicação entre os utilizadores e o sistema vítima de forma a não se comunicarem adequadamente. Ou seja, trata-se de uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponível para quem os utiliza. Não por uma invasão do sistema, mas sim por sua invalidação por sobrecarga.

Como recurso de proteção, a Akamai projetou o Edge DNS, um serviço de DNS altamente escalonável, para manter a disponibilidade perante os maiores ataques de DDoS (negação de serviço distribuída), em uma escala global incomparável, com arquitetura IP Anycast segmentada e com vários controles contra DDoS, incluindo a possibilidade de aproveitar outros serviços da Akamai quando necessário.

Conforme destaca Wagner Kanagusuko, gerente de Segurança Operacional de Tecnologia (GIT), o projeto representa uma nova iniciativa de segurança que fortalece o papel da Prodam como prestadora de serviços para a Prefeitura de São Paulo. “Cabe destacar que toda configuração e gerenciamento das zonas primárias do DNS [onde estão contidas todas as informações relevantes para um domínio] continuará sendo feito pela Prodam, replicando seus endereços para o serviço contratado, e a Akamai passa a responder todas as resoluções demandadas pela Internet”, afirma.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana