São Paulo lidera o ranking de microempreendedores formalizados
Isabel Paiva —
26/08/21 10:37

Com mais de 1 milhão de microempreendedores formalizados, a cidade de São Paulo lidera o ranking no país. A crise no mercado de trabalho, acentuada pela pandemia, aumentou significativamente o número de microempreendedores.

A busca de uma geração de renda mais segura, levou as pessoas a descobrirem que registrar-se como Microempreendedor Individual (MEI) é uma alternativa para aqueles que buscam uma oportunidade de negócio ou atuam na informalidade.

Na cidade de São Paulo, a maioria dos formalizados trabalha como cabeleireiro, comerciante de artigos de vestuário e acessórios; manicure/pedicure, esteticista, costureira, promotor de vendas, doceiro, técnico de manutenção de computadores, pedreiro, organizador de eventos, alfaiate e eletricista.

Além da redução da carga tributária, o MEI tem acesso a vários benefícios da Previdência Social (INSS), como auxílio-doença, aposentadoria por idade e salário-maternidade, tudo isto a um custo menor, 5% de um salário-mínimo mensalmente.

Atividades e capacitações

Os microempreendedores têm à disposição dezenas de serviços gratuitos oferecidos nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdet). É possível formalizar o negócio, alterar as atividades e dados cadastrais do microempreendedor, saber como parcelar o DAS-MEI, entre outros. Além das capacitações promovidas em conjunto com a Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento) e entidades parceiras.

Para quem quer empreender

Sem a burocracia que dominava o processo para novos empreendimentos, o Empreenda Fácil também ajuda quem quer empreender na cidade. A plataforma digital, que ajudou a reduzir o tempo de abertura de empresas de baixo risco de 100 para 2,5 dias, colocou a cidade de São Paulo como a melhor cidade para negócios, de acordo com o ranking Doing Business, do Banco Mundial. O programa inovou o processo de legalização de empresas reunindo em uma única plataforma os procedimentos que envolvem órgãos municipais, estaduais e federais. A iniciativa é resultado da parceria das secretarias da Fazenda e de Inovação e Tecnologia com a Prodam, entre outras pastas envolvidas.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana