São Paulo se destaca na América Latina para empreendedorismo
Isabel Paiva —
28/07/21 18:12

Programas como Empreenda Fácil e Tô Legal impulsionam resultado

São Paulo está entre as melhores cidades da América Latina para se empreender. É o que aponta levantamento realizado pela plataforma de comércio eletrônico Orbelo, especializada em empreendedorismo.

A capital paulista se destaca por possuir excelente infraestrutura como maior centro financeiro, qualidade de internet, acessos facilitados tanto pelo ar, terra ou mar com excelentes rodovias e aeroportos, além de apoio e financiamento a startups e microempresário.

A demora para abrir uma empresa foi um dos 13 indicadores analisados pelo estudo, e o índice Doing Business, do Banco Mundial, que elegeu São Paulo como a melhor cidade para negócios, foi uma das fontes utilizadas. Com o Empreenda Fácil, desenvolvido pela Prodam em parceria com as secretarias da Fazenda e Inovação e Tecnologia, o tempo de abertura de empresas de baixo risco passou de 100 para 2,5 dias. Desde fevereiro de 2020, mais de 60 mil empresas foram abertas na cidade.

Sem burocracia, outro programa que incentiva o empreendedorismo na cidade é o Tô Legal. O sistema totalmente informatizado, desenvolvido pela Prodam para a Secretaria das Subprefeituras, fornece autorização temporária para aqueles que querem comercializar seus produtos nas vias públicas da cidade. O programa já emitiu mais de 22.600 portarias de autorização em toda a capital em 18 meses de operação.

Cliente da Prodam, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdet) comemorou a posição. “O empreendedorismo está cada vez mais em alta e é uma atividade que tem grande potencial para contribuir com o desenvolvimento de São Paulo, principalmente neste momento de retomada econômica. Entre os serviços de atendimento e cursos de qualificação, queremos continuar apoiando os donos de pequenos negócios para que eles possam impulsionar os seus empreendimentos e terem mais força e maturidade para gerar renda" disse a secretária Aline Cardoso.

Várias iniciativas contribuem com o resultado

Apoio e financiamento a startups, por meio da Ade Sampa, agência vinculada à Semdet. A criação de rede coworkings públicos (espaços colaborativos) totalmente gratuitos e direcionados a empreendedores da periferia. Programas que incentivam o empreendedorismo entre as mulheres. Projetos e ações de empreendedorismo ligado ao desenvolvimento sustentável. Linhas de crédito disponíveis para pequenos negócios. São algumas das várias iniciativas da Prefeitura de São Paulo que influenciaram no resultado da pesquisa da Orbelo.

Mais Lidas
Nenhuma notícia publicada esta semana
Nenhuma notícia publicada esta semana